quarta-feira, 30 de julho de 2014

VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE "A" INICA NA PRÓXIMA SEMANA NA REDE DE SAÚDE DE RIO BRANCO

A vacina será disponibilizada pela primeira vez na rede pública de saúde

A secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco inicia na próxima semana, a vacinação contra a Hepatite A em cerca de oito mil crianças de até dois anos de idade nas unidades de saúde da capital. Durante toda essa semana, os técnicos que atuam nas unidades de saúde estão sendo capacitados para aplicar a vacina, que é disponibilizada pela rede pública de saúde pela primeira vez. Em todo Estado, serão vacinadas mais de 17 mil crianças.

vacina-a
Em todo Estado, serão vacinadas mais de 17 mil crianças/Foto: Assessoria

Em Rio Branco a vacina será disponibilizada em todas as unidades de saúde da zona urbana e também rural. A secretária de saúde do município, Marcilene Alexandrina, destaca que “o objetivo é prevenir e controlar a Hepatite A. Agora o Brasil passa a oferecer, via SUS, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo assim, todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde”. Alexandrina lembra ainda que a introdução da nova vacina é uma das ações do Ministério da Saúde que marcam o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Em Rio Branco, as atividades incluem ainda o oferecimento de testes rápidos de Hepatite em 43 unidades de saúde. 

Meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público alvo
O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público-alvo, cerca de três milhões de crianças na faixa etária de um até dois anos incompletos em um ano. Será feito o monitoramento da situação epidemiológica da doença, no país, para definir a inclusão ou não de uma segunda dose no calendário da criança. A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado.
Para o início da vacinação, estados e municípios já receberam 1,2 milhão de doses. Outros lotes da vacina serão encaminhados, ainda este ano e no decorrer de 2015, para atender 100% do público-alvo. A data para início da vacinação será definida por cada estado.
A vacina contra a Hepatite A deve ser incorporada aos programas nacionais de imunização, na medida em que as condições de saneamento básico de um país começam a melhorar e o contato das pessoas com o vírus passa a ocorrer mais tarde, na fase adulta, propiciando o surgimento de mais casos da forma grave da doença. O Ministério da Saúde investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses neste ano.

fonte: http://www.contilnetnoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário